LUTO
Luto é um processo emocional e psicológico de lidar com a perda de algo significativo, como a morte de um ente querido, o fim de um relacionamento, a perda de um emprego ou qualquer outra grande mudança que gere dor emocional.
É um período de adaptação e ajuste as novas circunstâncias, que pode envolver uma série de emoções, como tristeza, raiva, culpa e confusão. O luto é uma experiencia individual e pode variar em duração e intensidade de pessoa para pessoa.
É importante entender que há um luto normal e um mais complicado ou patológico
O luto normal deve ser acompanhado, mas não se deve interferir ou tratá-lo. A duração da expressão normal do luto varia segundo as influências culturais, sendo mais importante a natureza dos sintomas apresentados que geralmente resulta em uma síndrome depressiva típica, com sintomas associados como perda de apetite, peso e insônia. Situações prolongadas com sentimentos de desesperança e inibição psicomotora grave são mais raras. O sentimento de culpa, quando presentes, costumam se concentrar nas ações tomadas ou não tomadas durante a morte do ente querido. Se ele persiste após 6-12 meses deve-se pensar em luto patológico.
O luto complicado ou patológico, pode apresentar:
- Rações tardias após uma negação prolongada.
- Hiperatividade sem sentimento de perda.
- Sintomas delirantes hipocondríacos semelhantes aos do falecido.
- Ideias delirantes paranoicas ou negação da morte do ente querido.
- Patologia psicossomática.
- Perda contínua de relações sociais.
- Depressão grave com sintomas de agitação
- Comportamentos autodestrutivos.
O luto aparentemente resolvido pode deixar marcas que se manifestarão ao longo da vida. Não é recomendado diagnosticar uma depressão maior antes de doze meses, mesmo que a clínica corresponda a isso.
O suporte psicoterapêutico pode ajudar a facilitar o ajuste à perda, promover o autocuidado e oferecer esperança para o futuro. Se você está enfrentando o luto ou conhece alguém que está, saiba que não está sozinho e que o apoio está disponível para ajudá-lo a atravessar este momento desafiador.
Atendemos no processo individual, casal e familiar em terapia de luto.